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Marketing Promocional

PROMOÇÃO DE VENDAS

Dos elementos que formam o composto promocional, a promoção de vendas é um dos mais utilizados pelas empresas. Diferente da propaganda, porém, ela visa resultados de vendas no curto prazo. a promoção de vendas caracteriza-se por ações de estimulo a compra; utiliza a promessa e a oferta de benefícios adicionais, que representam uma vantagem para o público visado. É uma estratégia de efeito rápido que deve ter curta ou media duração, podendo ser utilizadas para alcançar efeitos de médio prazo, para fortalecer a imagem do produto.

“Promoção refere-se a qualquer incentivo usado por um fabricante para induzir comércio (atacadista e varejista) e/ou os consumidores a comprar uma marca ou para incentivar a equipe de vendas a vendê-la de forma agressiva.

Enquanto a propaganda oferece um motivo para que se efetue a compra a promoção de vendas dá um incentivo para a compra. Dentre todos os instrumentos de comunicação é a propaganda que a promoção de vendas mais utiliza no processo de incentivo e motivação de venda de um produto.

A característica principal da promoção de vendas é sua curta duração, principalmente as ações que são desenvolvidas aos produtos de consumo. Tem um curto prazo de duração, variando de três a seis meses, dependendo do público que esta dirigindo devido a perda de interesse por parte do publico quando esse prazo se estende muito.
Ferramentas de Promoção de Vendas

O objetivo da promoção de vendas é fazer com que os clientes sintam o desejo ou a necessidade de experimentar novos produtos, e façam com que a marca se divulgue.

Todas as empresas para obterem sucesso em seus empreendimentos, negócios e projetos devem considerar os elementos do marketing que são: produto, praça, preço e promoção, ou seja, os 4 Ps do marketing.

O entendimento e gestão dos elementos do marketing é que determinarão as estratégias para o desenvolvimento do sucesso das empresas.

Para melhor esclarecimento da importância e contribuição desses elementos iremos conceituar os elementos do marketing:

PRODUTO

O produto é um dos elementos mais importantes do marketing mix e entre suas características estão:

- Pode ser tangível ou intangível.
- Outra característica importante para o produto é sua forma de aquisição, pois a forma de aquisição dos produtos depende do contexto consumidor, ou seja, os produtos são adquiridos de acordo com os benefícios ou a utilidade que possuem.
- Os produtos possuem características tangíveis peculiares e próprias de cada um que são o tamanho, peso, durabilidade, embalagem, desenho industrial, rótulo e outras propriedades.

Portanto, ao descrever produtos é necessário ter em mente o desempenho, a qualidade, a utilidade e o diferencial.

PREÇO

Preço é um elemento importante no mix de marketing, visto que, implica na competividade, receptividade dos produtos e o mais essencial e crítico dos fatores: as vendas. Portanto, precificar é uma das tarefas mais importantes para o trabalho de marketing.

O preço envolve fatores como custos, concorrência e mercado. Para precificar é necessário, portanto, lembrar que o consumidor é que estabelece o preço.

Por isso, a empresa trabalha com o preço que é escolhido pelo consumidor, que varia de acordo com mecanismos de mercado e concorrência ou ainda de acordo com os objetivos empresariais sobre o estabelecimento do preço.

PRAÇA

A escolha da praça de distribuição e venda dos produtos é uma das tarefas mais impontes para o marketing.

Para escolher uma praça de distribuição de forma estratégica é necessário avaliar diversos fatores:

- Logística: a logística é um dos fatores de competitividade mais importantes para as empresas, pois a logística determina a velocidade de entrega e a capacidade da empresa atender aos clientes, com os quesitos: tempo, qualidade e integralidade.
- Canal de distribuição: o canal de distribuição também revela diversos fatores como: tempo, custo e estratégia de trajetória, pois a trajetória do canal de distribuição escolhido determinará a velocidade de atendimento, o custo para a empresa e em consequência a cobertura e a qualidade dos processos.

Sobre a qualidade do processo de distribuição é necessário a empresas se concentrarem no que é necessário, ou seja, utilizar a tecnologia para estabelecer não só canais de distribuição mais eficientes como também com qualidade.

PROMOÇÃO

A promoção é uma atividade de marketing para incentivar as compras dos consumidores de determinados produtos ou serviços.

O incentivo pela realização de compras trabalha com diversos mecanismos e ferramentas. Entre os mecanismos para promoção de vendas estão:

- Insistir: quem já não ouviu a máxima: “quem não é visto não é lembrado”, pois é, para estarem na mente dos consumidores, as empresas lembram os benefícios dos produtos ou serviços em diversos meios criando assim um canal de comunicação que espera resposta dos clientes ou consumidores.

Divulgação de produtos ou serviços trabalha com a frequência e a qualidade do meio e formas de comunicar produtos ou serviços.

A divulgação é apenas uma etapa da promoção, pois as empresas poderão se valer ainda dos mecanismos de promoções de formas direta ou indireta, portanto, as ferramentas para o marketing promocional são várias, como: a propaganda, liquidação, desconto, concurso e outros.

Uma publicidade eficaz traz para as empresas diversas vantagens entre elas estão o aumento de vendas, baixos custos, aceleração na rotação de estoques e reforça na imagem do marketing.

Para produto, tem-se que o importante é de que o produto atenda com seus benefícios e atributos as necessidades e expectativas.

Que a promoção crie expectativa e influência nas atitudes e comportamento dos consumidores. Que a praça trabalhe com um processo que garanta agilidade nas entregas e satisfação dos consumidores.

Todos os 4 "P" do marketing são importantes e não acontecem separadamente, necessitam de integração para funcionar, por isso, é necessário alinhar as estratégias.

 

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